Mais de 70% dos ucranianos apoiam a adesão da Ucrânia à NATO e à UE, revela estudo

Com a Ucrânia prestes a tornar-se país-candidato à União Europeia e com a sua integração na Aliança Atlântica a ser estudada, o povo ucraniano mostra-se ao lado das aspirações do Presidente Volodimir Zelensky.

Um estudo realizado pela consultora independente ‘Rating’ mostra que o apoio para a entrada da Ucrânia na NATO “tem aumentado”, com os números a mostrarem que 76% dos ucranianos apoiariam essa integração, caso a decisão venha a ser referendada.

Relativamente à adesão à União Europeia, 87% dos respondentes apoiam a entrada da Ucrânia no bloco dos 27 europeus, com 69% dos ucranianos a acreditarem que o país entrará na UE dentro de cinco anos. No entanto, 14% consideram que isso acontecerá só no espaço de 10 anos e 3% afirmam que a Ucrânia só passará a ser um Estado-Membro europeu nos próximos 20 anos.

Contudo, as populações nas regiões orientais do país, onde a presença russa e pró-Rússia é bastante mais expressiva, apenas 55% dos respondentes dizem que dariam o seu apoio ao estatuto da Ucrânia como membro da NATO.

O estudo mostra ainda que 75% dos ucranianos acreditam que a situação na Ucrânia está a desenrolar-se na direção certa, com 93% a considerar que o país será capaz e repelir as forças russas do território.

Quanto à duração do conflito, 67% diz que a Ucrânia precisará de seis meses ou mais para vencer a guerra, com 25% a crerem que a vitória chegará nos próximos meses e com somente 6% a afirmarem que será alcançada dentro de semanas.

Quase a totalidade dos ucranianos nutrem uma opinião bastante negativa sobre os líderes da Rússia, Vladimir Putin, e da Bielorrússia, Aleksander Lukashenko.

Esta semana, entre os dias 23 e 24, o Conselho Europeu, composto pelos líderes dos 27 Estados-Membros, deverá pronunciar-se sobre se a Ucrânia terá, ou não, o estatuto de país-candidato, depois de, na sexta-feira passada, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ter dito que esse país reúne hoje as condições exigidas para receber esse estatuto.

Ler Mais





Comentários
Loading...