Maior investidor empresarial de Bitcoin do mundo já perdeu quase 262 milhões de euros. Recuar? “Nunca”
A MicroStrategy, a empresa com sede na Virgínia, nos EUA, cuja fama atravessou fronteiras por ser a maior proprietária corporativa de Bitcoin, anunciou hoje, num comunicado enviado ao Premarket nova-iorquino que perdeu 261,57 milhões de euros durante o último trimestre, devido à queda, de cerca de 50%, desde início do ano, em carteira de Bitcoin.
No comunicado enviado ao Premarket, a empresa faz, no entanto, questão de sublinhar que “continuamos satisfeitos com os resultados da implementação da nossa estratégia baseada em ativos digitais”. “Daqui para a frente, pretendemos continuar a investimar mais em tokens”, pode ler-se no documento.
A perda da MicroStrategy durante o segundo trimestre é a maior desde o ano 2000, ano em que a empresa sofreu uma queda de 168 milhões de euros. Naquele ano, as ações subiram quase 2.500% antes de cair mais de 95% .
Atualmente, a MicroStrategy é a única empresa de capital aberto do mundo que se pode orgulhar de deter, através da subsidiária de investimentos Grayscale, cerca de 654.885 tokens, dos quais 105.085 são Bitcoins, um património avaliado na passada segunda feira em mais de 24 mil milhões de euros.
Desde fevereiro, a Bitcoin já sofreu uma queda superior a 50%, 36% só no mês de maio, o maior “trambolhão” mensal registado pelo token, desde 2011.
Esta queda foi patrocinada pelo “empurrão” do CEO da Tesla que depois de em março ter anunciado que a gigante automóvel aceitaria a Bitcoin, como forma de pagamento, voltou atrás com a decisão, “por razões ecológicas”.
Este movimento negativo, teve ainda a assistência das autoridades chinesas que apertaram o cerco às empresas de mineração e negociação de criptomoedas na China – responsável por cerca de 65% da mineração mundial da Bitcoin – uma resposta clara ao apelo do vice primeiro-ministro, Liu He, lançado na semana passada, durante o qual o número dois de Pequim pediu “uma atitude de repressão contra a especulação e negociação da Bitcoin”.
Hoje, a “criptoqueen” abriu o dia a valer 32661,99 euros.