Liz Truss: “Estamos todos devastados” e em “choque” pela morte da Rainha Isabel II

A recém-indigitada Primeira-ministra Liz Truss afirmou que “estamos todos devastados pelas notícias que recebemos de Balmoral” e que “a morte de sua Majestade, a Rainha, foi um grande choque para a nação e para o mundo”.

“A Rainha Isabel II foi um rochedo sobre o qual foi construído o Reino Unido moderno”, afirmou Truss, apontando que “o nosso país florescer durante o seu reinado”.

“O Reino Unido é o grande país que é hoje por causa dela”, e recorda que “ascendeu ao trono logo após a II Guerra Mundial, apoiou o desenvolvimento da Commonwealth de um pequeno grupo de sete países para uma família de 56 nações cobrindo todos os continentes do mundo”.

“A Rainha Isabel II forneceu-nos a estabilidade e a força de que precisávamos, foi o próprio espírito do Reino Unido e esse espírito perdurará”, afirmou Truss.

Recordando que foi a monarca britânica que mais tempo ocupou o trono, a Primeira-ministra salienta que Isabel II desempenhou o seu papel “com tamanha dignidade e graça durante 70 anos”, tendo sido “amada e admirada pelo povo do Reino Unido e por todo o mundo”.

Truss confessa que “tem sido uma inspiração pessoal para mim e para muitos britânicos” e que a sua “devoção é um exemplo para todos nós”, destacando que “com 96 anos, manteve-se fiel ao seu dever ao nomear-me como a sua 15.ª Primeira-ministra”.

“Ao longo da sua vida visitou mais de 100 países e tocou a vida de milhões em todo o mundo”, recorda a líder do governo britânico, salientando que hoje “é um dia de grande perda, mas a Rainha Isabel II deixa um grande legado”.

Sobre a sucessão no trono, Truss diz que “a coroa é transmitida, tal como tem sido ao longo de mais de mil anos, ao nosso novo monarca, o nosso novo Chefe de Estado, Sua Majestade, Rei Carlos III”.

“Oferecemos-lhe a nossa lealdade e devoção, da mesma forma que a sua mãe devotou tanto a muitos durante tanto tempo”, refere, explicando que “com a passagem da segunda Era Isabelina, entramos numa nova era na magnífica História do nosso grande país”.

Ler Mais





Comentários
Loading...