Lembra-se dos robotaxis da Tesla prometidos há anos? Todos nos lembramos menos Elon Musk

Em abril de 2019 o CEO da Tesla, Elon Musk, anunciava que os automóveis da sua empresa estavam a um ano de ser totalmente autónomos, o que permitiria criar aquilo a que chamou “robotaxis”, com os quais os proprietários das viaturas poderiam ganhar dinheiro transportando pessoas. Esta evolução nunca aconteceu.

A existirem, os “robotaxis” poderiam permitir ao seu dono ganhar 30.000 dólares por ano, segundo anunciado por Musk no canal de Youtube da Tesla, naquela altura.

Passaram 43 meses e a entrega dos famosos carros autónomos da fabricante ainda não aconteceu. Porém, o meio internacional ‘Bloomberg’ teve recentemente acesso a uma pequena projeção, fornecida pelo empresário, do que seria este meio de transporte autónomo. Pode ver a imagem aqui.

Esta revelação da projeção do modelo fica no entanto a saber a pouco, tendo em conta que os milhares de veículos que a Tesla vende anualmente já deveriam supostamente ter o hardware necessário para eventualmente serem conduzidos de forma autónima, algo que não acontece.

Durante a última conferência de resultados da empresa, Musk falou longamente sobre outro novo conjunto de hardware, conhecido como Hardware 4.  Nesta mesma conferência, a mensagem para os proprietários de Tesla com Hardware 3 equivaleu a um afastamento drástico das promessas anteriores.

“No que diz respeito à atualização de carros com Hardware 3, não acho que isso seja necessário. O Hardware 3 não será tão bom quanto o Hardware 4, mas estou confiante de que o Hardware 3 excederá em muito a segurança do ser humano médio. Então, o que pretendemos saber é como chegamos, digamos, para fins de argumentação, se o Hardware 3 pode ser 200% ou 300% mais seguro do que um humano, o Hardware 4 pode ser 500% ou 600%. Haverá um Hardware 5 além disso. Mas o que realmente importa é: estamos a melhorar a segurança média na estrada? Mas o custo e a dificuldade de adaptar o Hardware 3 ao Hardware 4 são bastante significativos. Portanto, não seria, penso eu, economicamente viável fazê-lo”.

Com isto conclui-se que agora existe um objetivo final diferente para o hardware que deveria ser suficiente para que os Tesla se tornassem “robotaxis” e talvez até tornassem o volante obsoleto. O objetivo agora é apenas que Teslas utilizando recursos de condução autónoma com Hardware 3 sejam mais seguros do que o ser humano médio.

Quanto à data de estreia deste novo hardware, foi anunciado que será no novo Cybertruck, repetidamente atrasado da Tesla, e sabe-se que haverá uma quinta geração do hardware. Será essa a tecnologia que vai permitir os “robotaxis”? Não se sabe.

Softbank vai investir 1,2 mil milhões em empresa que desenvolve robôtáxis

Ler Mais