Lamborghini Urus SE: o melhor de dois mundos
O Urus SE demonstrou as suas qualidades dinâmicas e de performance incomparáveis no Centro Técnico de Nardò (CTN) durante o primeiro evento dinâmico dedicado ao Super SUV híbrido plug-in, o Urus mais potente e de alta performance até à data, no mesmo centro de testes onde o veículo foi desenvolvido.
Equipado com um motor V8 biturbo de 4,0 litros combinado com um motor elétrico síncrono, instalado a montante da nova caixa automática de 8 velocidades, o Urus SE desenvolve uma potência total de 800 cv (588 kW) às 6000 rpm e um binário total de 950 Nm disponível entre as 1750 rpm e as 5750 rpm, garantindo um desempenho de topo em todas as perspetivas. O Urus SE acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, de 0 a 200 km/h em apenas 11,2 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 312 km/h.
Além disso, a estrear no Urus SE está o novo sistema de vetorização de binário elétrico longitudinal, localizado centralmente, com uma embraiagem multidisco de acionamento electro-hidráulico, que distribui o binário de forma variável e contínua entre os eixos dianteiro e traseiro. A caixa de transferência trabalha em sinergia com o novo diferencial autoblocante eletrónico instalado no eixo traseiro, proporcionando ao veículo sobreviragem “a pedido”, transmitindo a sensação de um autêntico superdesportivo.
Estas soluções técnicas foram apreciadas tanto na lendária Strada Bianca, a pista off-road do CTN, como na arena dinâmica, onde o Urus SE demonstrou a sua agilidade, permitindo aos condutores derrapagens com total facilidade, tal como ao volante de um coupé superdesportivo.
A Automobili Lamborghini organizou o lançamento em conformidade com a norma ISO 20121, obtendo a respetiva certificação da TÜV SÜD. Este reconhecimento sublinha, mais uma vez, o compromisso da empresa com a sustentabilidade, graças a práticas que reduzem o impacto ambiental e promovem a responsabilidade social, através de uma atenção específica à gestão de materiais, energia e recursos alimentares.
O evento contou também com o apoio do parceiro técnico da empresa, a Pirelli, fornecedor da gama de pneus específica para o Urus SE, disponível com o pneu P Zero em três dimensões, 21”, 22” e 23”, e com o Scorpion Winter 2 em 22”, com o objetivo de oferecer o equipamento ideal para qualquer condição. Isto inclui também a condução em modo elétrico, graças à tecnologia Elect, que otimiza as características dos veículos elétricos.