Kursk estima dano económico após ataques ucranianos em quase mil milhões de euros
O dano económico do ataque da Ucrânia à região russa de Kursk foi estimado em cerca de mil milhões de dólares (cerca de 906,5 milhões de euros), com mais de 150 mil pessoas evacuadas desde o início da incursão de Kiev, apontou esta quarta-feira o governador regional da região agrícola da Rússia.
Recorde-se que a Ucrânia, a 6 de agosto último, lançou o maior ataque estrangeiro à Rússia desde a II Guerra Mundial, desde a fronteira até à região de Kursk, com a entrada de milhares de tropas ucranianas apoiadas por drones e armas pesadas, muitas das quais provenientes do Ocidente.
Kursk é um importante produtor de cereais na Rússia, contribuindo com 4% para a colheita total de cereais no ano passado. A Rússia é o maior exportador de trigo do mundo.
“A introdução de um regime federal de emergência e de um regime de operação de contra-terrorista na região tiveram um impacto significativo na economia da região”, garantiu Alexei Smirnov, governador da região, numa reunião com altos funcionários do Ministério da Agricultura russo.
Smirnov destacou que “o dano estimado em dezenas de milhares de milhões de rublos está a aumentar”: salientou igualmente que a colheita de grãos não podia ser concluída numa área de 160 mil hectares, enquanto as culturas de sementes oleaginosas no valor de 500 mil toneladas métricas foram danificadas ou transportadas para fora da Rússia.
De acordo com os números do governador, mais de 300 mil toneladas de grãos permanecem em armazéns em território atualmente ocupado pelas forças ucranianas. Smirnov também reportou perdas significativas de gado, com mais de 350 mil cabeças mortas.