![Alexei Navalny](https://executivedigest.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/08/alexei_navalny-750x430.jpg)
Kremlin diz que não há motivo para investigar doença de Alexei Navalny
O Kremlin, sede do governo russo, disse esta terça-feira que não via necessidade de investigar as circunstâncias da doença do opositor Alexei Navalny e que o diagnóstico inicial de envenenamento apurado por uma clínica alemã ainda não era conclusivo.
A Chanceler alemã Angela Merkel apelou na segunda-feira à Rússia para investigar a suspeita de envenenamento de Navalny e para responsabilizar os seus autores, depois de médicos alemães terem encontrado indícios de uma substância tóxica no corpo do líder da oposição russa.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos jornalistas numa conferência telefónica que a clínica alemã não tinha identificado de forma conclusiva a substância por trás da doença da Navalny, indica a agência Reuters.
Dmitry Peskov acrescentou que não era claro por que razão os médicos alemães estavam “apressados” a usar a palavra envenenamento. No entanto, acrescentou que se o envenenamento fosse efectivamente comprovado, então seria lançada uma investigação.
Recorde-se que novos exames médicos realizados esta segunda-feira ao opositor de Putin por médicos alemães indicaram que Alexei Navalny terá sido envenenado.
“Os resultados clínicos indicam envenenamento por uma substância do grupo de substâncias activas chamadas inibidores da colinesterase”, referiu o hospital numa declaração esta segunda-feira, indica a agência Reuters.
No entanto, trata-se de uma substância ainda desconhecida.