Justiça: Ivo Rosa ‘perde’ processo BES. Instrução entregue a juiz auxiliar
O juiz auxiliar Pedro dos Santos, com três anos de experiência e que foi recentemente alocado ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, será responsável, em regime de exclusividade, pela instrução do processo com mais de seis mil páginas.
A notícia é avançada pela ‘CNN Portugal’, que indica que a decisão foi tomada pelo Conselho Superior da Magistratura e deverá ser publicamente conhecida em breve.
O processo BES/GES tinha inicialmente 30 arguidos, entre 23 indivíduos e sete empresas, mas agora conta apenas com 26 arguidos, entre eles Ricardo Salgado, ex-presidente do Banco Espírito Santo e acusado de 65 crimes.
O caso inclui 242 inquéritos e queixas de mais de 300 pessoas e empresas, com residência quer Portugal, quer no estrangeiro.
Assim, o magistrado Ivo Rosa deixa de ser o juiz de instrução desse processo, passando para as mãos de um juiz auxiliar que ocupa neste momento a posição de Ivo Rosa no Tribunal Central de Instrução Criminal.
Avança também a ‘SIC Notícias’, que Ivo Rosa ficará apenas com a instrução do processo ‘Octapharma’.
De recordar que o Ministério Público calcula que a queda do Grupo Espírito Santo, há oito anos, terá gerado prejuízos que ultrapassam os 11,8 mil milhões de euros.