Jovens do Climáximo bloqueiam entrada no Ministério da Saúde. PSP no local

Um grupo de jovens do movimento Climáximo estavam ao início de manhã de hoje concentrados junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa, a bloquear a entrada do edifício, confirmou a PSP.

Contactada pela Lusa, fonte da PSP disse que pelas 08:55 alguns elementos das autoridades estavam a “tomar as diligências necessárias” para que a entrada no edifico não fosse impedida aos funcionários do Ministério da Saúde.

Em comunicado, o movimento refere que o grupo composto por cerca de 30 estudantes reivindica “o fim dos combustíveis fósseis até 2030”, e adianta que “a crise climática é uma crise de saúde pública”, acusando o Ministério da Saúde de “inação”.

“A crise climática é uma crise de saúde pública, e se não a travarmos, milhares de pessoas irão morrer e adoecer”, sustenta Joana Fraga, uma das ativistas, que é estudante de medicina.

“Também sabemos que as pessoas marginalizadas são quem vai estar mais vulnerável ao caos climático”, refere a estudante, referindo, por exemplo que “pessoas trans já são vítimas de discriminação por parte de um sistema de saúde que lhes está constantemente a falhar”, indicou a responsável.

 

 

Ler Mais