Iscte cria ferramenta digital para risco de abandono do ensino superior

O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa desenvolveu, no âmbito do projeto IN-Iscte – Um espaço para Crescer, uma ferramenta digital identifica padrões de risco na atividade dos estudantes que podem ser indicadores de abandono escolar.

A ferramenta irá ser integrada na plataforma académica Fénix+ para que, sempre que identifique um padrão anormal ou negativo – como uma prolongada ausência de atividade, de submissão de trabalhos ou de pagamento de propinas –, seja enviado um alerta e realizada uma intervenção junto do estudante.

“Com este sistema alarmístico, vamos poder criar um plano de resposta personalizado às necessidades de cada estudante… Os dados que iremos recolher e tratar sobre abandono académico serão, também, informação com valor para o desenho de políticas públicas que possam prevenir e combater este fenómeno”, afirma Rosário Mauritti, docente, coordenadora do IN-Iscte e do Laboratório de Competências Transversais.

Esta iniciativa foi especialmente criada a pensar nos estudantes do primeiro ano de licenciatura, os quais ficam mais propensos ao abandono escolar devido a dificuldades de integração. A taxa de abandono escolar entre estes estudantes no Iscte, em 2023, foi de 7%, significativamente abaixo da média nacional de 11%.

Além da monitorização e alarmística, o projeto IN-Iscte possui, igualmente, vertentes de acolhimento e de mentoria a novos alunos. O investimento na inovação pedagógica, com formações complementares para docentes, é outra das prioridades da Universidade.