Isabel II: Vladimir Putin não estará presente no funeral da monarca
O Presidente russo Vladimir Putin não será uma das altas figuras de Estados estrangeiras a marcar presença no funeral da Rainha Isabel II, do Reino Unido, que faleceu esta quinta-feira, 8 de setembro, depois de agudização do estado de saúde. O funeral está agendado para o próximo dia 19 de setembro.
A confirmação é feita esta sexta-feira pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em conferência de imprensa.
“Não estamos a considerar essa opção”, afirmou, quando questionado se Putin viajaria até ao Reino Unido para participar na cerimónia fúnebre, acrescentando que não considera que a monarca britânica tivesse tido grande impacto na população russa.
No entanto, salienta que “ela foi tratada com grande respeito na Rússia, tal como no resto do mundo, pela sua sabedoria e pela sua autoridade global”, e aponta que “tais qualidades são escassas no atual quadro internacional”.
Quanto à possibilidade de outro representante da Rússia estar presente, no lugar de Putin, Peskov adianta que ainda não foi tomada qualquer decisão nesse sentido.
Em reação a morte de Isabel II, Putin salientou que é uma “perda irreparável” e que “foi amada e respeitada pelos seus súbditos, bem como foi uma autoridade no palco mundial”.