Isabel II: O que vai acontecer às moedas com o retrato da monarca?
A Rainha Isabel II morreu no dia 8 de setembro de 2022 aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia, depois de mais de 70 anos do reinado mais longo da história do Reino Unido. Carlos III, o seu filho primogénito assumiu assim aos 73 anos as funções de rei.
No entanto, existem atualmente cerca de 29 mil milhões de moedas em circulação no Reino Unido, e noutros países da Commonwealth, incluindo Austrália, Nova Zelândia e Canadá, com o retrato da Rainha Isabel II. O que acontecerá a estas moedas?
Com a entrada do novo monarca, irão entrar novas moedas em circulação com a sua imagem, mas o dinheiro com a cara da sua mãe não será retirado em breve, explica Dominic Chorney, especialista em moedas da A.H. Baldwin & Sons, à ‘CNBC’.
“Imagino que não haverá um esforço conjunto para remover as suas moedas”, disse Chorney, que apesar de admitir que “as moedas perder-se-ão com o tempo”, acredita que “haverá moedas da Rainha Isabel II a circular durante décadas” pois “as moedas de libra podem normalmente circular durante cerca de 30 anos sem ficarem demasiado gastas para serem usadas”.
Em declarações à publicação, o especialista acrescenta ainda que isto “significa que haverá moedas do Rei Carlos III a circular com moedas da Rainha Isabel II, o que é único na história moderna porque ninguém se lembra de ver dois monarcas diferentes em circulação”.