IRS: Fisco alerta que criminosos têm declarações ‘na mira’ e avisa para vários esquemas de burla

Com a época de entrega de IRS em curso até 30 de junho, a Autoridade Tributária (AT) está a emitir alertas sobre mensagens fraudulentas que têm circulado, visando burlar os contribuintes através de técnicas de ‘phishing’. Segundo a AT, já foram identificados dois tipos de ataques, um relacionado com supostas divergências no imposto e outro com um falso “reembolso”.

A mensagem fraudulenta, que alega ter origem na AT, sugere a existência de divergências no IRS e instrui o contribuinte a corrigir a declaração através de um ‘link’. A AT adverte, segundo o Correio da Manhã: “Em caso algum deverá efetuar essa operação” e esclarece que tem “conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico, supostamente provenientes da própria AT, referentes a uma eventual divergência numa declaração de IRS”.

As mensagens fraudulentas têm como objetivo levar o destinatário a aceder a páginas maliciosas, carregando nos ‘links’ sugeridos. Para proteger os contribuintes, a AT recomenda a utilização de um antivírus atualizado tanto no computador como no telemóvel.

A AT aconselha os utilizadores a suspeitarem de ‘links’ e ficheiros enviados por mensagens eletrónicas ou SMS e a confirmarem junto da fonte sempre que seja pedida qualquer ação ou interação. Em caso de dúvida, os contribuintes não devem responder às mensagens, clicar em ligações, nem descarregar ou abrir ficheiros. Deverão também apagar mensagens de origem desconhecida ou de conteúdo duvidoso e verificar sempre que acedam ao Portal das Finanças se se trata de uma página autêntica e não de um “espelho”. Por fim, a AT alerta os contribuintes para não fornecerem ou divulgarem as suas credenciais de acesso ao Portal.

Alerta do Centro Nacional de Cibersegurança
O Centro Nacional de Cibersegurança emitiu um alerta na sexta-feira sobre duas campanhas que podem afetar cidadãos e empresas. Uma das campanhas utiliza a técnica de CEO Fraud, fazendo-se passar por alguém responsável da mesma empresa ou de outra, enquanto a outra procura capturar a Chave Móvel Digital.

Em face destas ameaças, é crucial que os contribuintes estejam vigilantes e adotem todas as medidas de segurança recomendadas para protegerem os seus dados pessoais e financeiros durante a época de entrega de IRS.

Ler Mais