Irídio: o metal raro que já superou a Bitcoin e que os investidores não conseguem comprar

O preço da Bitcoin já subiu 85% desde o início deste ano, levando a recordes sucessivos e a um aumento do investimento e do interesse. No entanto, há um metal raro – e precioso – que superou o crescimento desta criptomoeda: chama-se Irídio e já viu o seu valor saltar 131% desde Janeiro, de acordo com a revista Fortune.

Os constrangimentos verificados na cadeia de fornecimento ao longo do último ano são uma das justificações apontadas. Segundo o Heraeus Group, citado pela mesma publicação, também o aumento da procura para a produção de ecrãs de dispositivos eletrónicos estará na base do desempenho positivo.

Contudo, apesar dos valores conquistados, o Irídio representa um desafio acrescido para os investidores. Faz parte de um mercado muito mais pequeno face a outros metais preciosos e as dificuldades associadas à sua produção podem ter um impacto significativo nos preços. Além disso, a Fortune explica que a procura é dominada por players industriais, já que o irídio não é negociado em bolsa ou através de fundos.

Jay Tatum, porfolio manager na Valent Asset Management, explica que o tempo de espera do lado da oferta é muito longo e não permite aumentar o fornecimento em tempo útil. «A única solução a curto prazo são preços mais elevados para levar as pessoas a venderem as suas posições existentes», sugere o gestor.

Neste momento, o irídio é três vezes mais valioso do que o ouro, com um preço de seis mil dólares a onça (medida de peso equivalente a cerca de 31 gramas).






Comentários
Loading...