Investidores querem esclarecimentos sobre a posição de Rui Costa na Benfica SAD

Na passada sexta-feira, o Benfica confirmou que Rui Costa, até então número dois a seguir a Luís Filipe Vieira, era o novo presidente do clube. Em comunicado, o comando da Luz fez saber que  a nomeação do vice-presidente “tem o apoio unânime dos membros da direção” do clube.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD do Benfica confirma, com “efeitos imediatos e por prazo indeterminado”, a suspensão de “todos os poderes, direitos e deveres” de Vieira, a pedido do próprio, “tendo em consideração que se encontra em curso um inquérito no âmbito de uma investigação criminal que o envolve e no contexto da qual foi detido”.

Contactado pela Executive Digest, o presidente da Associação de Investidores e Analistas Técnicos, Octávio Viana, lembra que “os estatutos do Benfica não preveem a situação atual, nomeadamente a nomeação de Rui Costa, sendo que essa lacuna foi integrada por uma decisão da direção, a qual tem suscitados dúvidas ao mercado”.

“Rui Costa é presidente em suspensão, cujos poderes que realmente tem não estão esclarecidos, assim como não está esclarecido o tempo que está suspensão autoimposta por Luís Filipe Vieira, pelo que esses esclarecimentos, entre outros, e os inerentes riscos devem ser o comunicados ao mercado o quanto antes”, frisa Octávio Viana.

O presidente da Associação de Investidores e Analistas Técnicos elogiou ainda a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, por ter interrompido a negociação de ações da Benfica SAD e por o ter feito “apenas pelo tempo suficiente para comunicar ao mercado e este assimilar o alerta e os procedimentos de averiguações que a CMVM está a realizar, uma vez que a suspensão de ações é sempre uma enorme perturbação do mercado e afeta de sobremaneira os direitos dos acionistas, que dessa forma ficam impedidos de negociar as suas ações”.

A Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM) levantou a suspensão das ações da SAD do Benfica, decretada ao início da manhã de hoje.

“O Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou, nos termos do artigo 214º e da alínea b) do n.º 2 do artigo 213º do Código dos Valores Mobiliários o levantamento da suspensão da negociação das ações Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD, na sequência da informação incorporada no mercado”.

Hoje de manhã, a CMVM tinha anunciado a suspensão da negociação das ações da Benfica SAD.

No comunicado publicado, na página do supervisor, era avançado que “o Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou, nos termos do artigo 214º e da alínea b) do n.º 2 do artigo 213º do Código dos Valores Mobiliários a suspensão da negociação das ações Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD, para a incorporação de informação”.

Ler Mais





Comentários
Loading...