Instabilidade chega esta quinta-feira… mas virá com chuva? Saiba como estará o estado do tempo nos próximos dias

Quinta-feira vai trazer a Portugal um aumento da nebulosidade, com maior probabilidade de precipitação face à véspera – com maior hipótese na região Sul, inicialmente, e depois, ao final do dia, no litoral: isto devido ao efeito do anticiclone, que continua a impedir todas as depressões isoladas de trazer chuva ou instabilidade mais significativa.

Se na quarta-feira já houve alguns aguaceiros e neve no Interior, hoje a probabilidade aumenta de forma significativa, sendo expectável maior probabilidade de alguns aguaceiros no Algarve e Interior Alentejano, não se descartando aguaceiros muito ocasionais, em particular em alguns pontos do Interior.

De acordo com o IPMA, esta quinta-feira pode contar com “céu em geral pouco nublado, apresentando períodos de mais nebulosidade na região Sul e no interior das regiões Norte e Centro”, assim como “aguaceiros na região Sul, mais prováveis no sotavento algarvio, podendo estender-se à região Centro a partir da tarde, onde serão de neve acima de 1000/1200 metros de altitude”.

Espere também “vento fraco a moderado (até 25 km/h) a predominar de leste/sueste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas”, assim como “neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais” – haverá também a “formação de geada, em especial no interior das regiões Norte e Centro”.

Portanto, esta quinta-feira conte com pouca chuva/instabilidade, não se descartando também a queda de neve, em cotas a rondar 800 metros – que se tornará mais significativa a partir de amanhã, embora a cota de neve a subir bastante, uma vez que as temperaturas devem começar a subir.

E o que esperar para os próximos dias?

Depois de vários dias bem frios, com geadas, gelo, mas sem precipitação relevante, a massa de ar presente sobre o território vai mudar – com maior humidade, mas também menos fria. Isso sentir-se-á já esta sexta-feira – esperando-se aguaceiros, que devem ser de neve nas serras (com maior probabilidade na Serra da Estrela).

Assim, para sexta e sábado, de acordo com a maioria dos modelos, pode contar com instabilidade fraca – talvez aguaceiros, que metade da população portuguesa não chegará a ver: isto porque vai erguer-se um anticiclone que travará a precipitação, pelo que, depois de sábado, seguem-se dois/três dias semelhantes aos que têm sido comuns neste outono/inverno – amenos e instáveis. Esta situação poderá permanecer até dia 20, ao qual se seguirá o regresso do anticiclone, que ‘vem passar o Natal’ a Portugal e permitir tempo seco e agradável.