IBM promete revolucionar a indústria dos semicondutores
Até hoje, a maioria dos chips tem um tamanho compreendido entre os 10 e os 7 nanómetros, havendo depois um número muito reduzido de semicondutores com 5 nanómetros. A IBM conseguiu fazer algo verdadeiramente revolucionário na indústria, ao criar um chip de 2 nanómetros, o menor e mais poderoso semicondutor já desenvolvido.
A nova invenção da IBM vai poder alimentar de forma discreta mas bastante eficiente todos os aparelhos que se possa imaginar, desde telefones a satélites.
Os novos chips têm o tamanho de uma unha, mas a força eletrónica de um camião, contendo cada um 50 mil milhões de transístores, como explicou à CNN, Mukesh Khare, um dos responsáveis pelo projeto.
“Com mais transístores vai ser possível impulsionar e desbloquear várias inovações ligadas à criptografia e à inteligência artificial que sem este tipo de chip não podiam avançar”, acrescentou Dario Gil, diretor do departamento de investigação da IBM.
Os investigadores estimam que o novo semicondutor consiga uma taxa de desempenho de 45% e use 75% menos energia que os seus irmãos mais velhos de sete nanómetros.
Com esta nova invenção, “as baterias dos telemóveis podem durar quatro vezes mais, os portáteis podem ser muito mais rápidos e ainda diminuir a pegada ambiental. São poucas invenções que conseguem agir em todas as frentes, mas esta é uma delas”, concluiu o diretor da IBM.