![](https://executivedigest.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/06/bola-dinheiro-810x450.jpg)
Hoje há bola: Mas, e se fosse um “Europeu económico”, quem venceria? E em que lugar ficaria Portugal?
Esta terça-feira, 18 de junho, Portugal dá o pontapé de saída no Euro 2024, que se realiza na Alemanha. A equipa das quinas é sempre um dos favoritos a levar o troféu para casa mas, e no “Europeu económico”, quem sairia vencedor?
A XTB elaborou uma análise para apurar o vencedor do “Euro Económico”, analisando o PIB – Crescimento do PIB nos últimos quatro anos e PIB per capita (adaptado ao poder de compra) -, taxa de desemprego, salário por hora e dívida em relação ao PIB dos países presentes nesta edição do Europeu de futebol.
Os especialistas comparam os dados económicos mais relevantes de cada um dos países que participarão no Euro 2024 (exceto Inglaterra e Escócia, que estão incluídos no Reino Unido), com o objetivo de saber qual poderá ser o “vencedor económico” da competição, que já começou, na Alemanha.
Após o apito final, a Suíça ganha o jogo do PIB, com uma diferença muito acentuada em relação aos restantes países. Seguem-se a Dinamarca, os Países Baixos e a Áustria.
Destaque para os países de Leste que tiveram um crescimento superior ao do resto da Europa nos últimos quatro anos, exatamente o momento em que se realizou o anterior Europeu de Futebol, que registaram um enorme aumento da sua produção graças ao investimento estrangeiro, ao acesso ao mercado, ao turismo e aos fundos da UE.
Por outro ado, os países economicamente maiores, são os que têm uma taxa de crescimento mais baixa, especialmente a Alemanha, que continua longe dos seus pares, e que tem estado fragilizada devido à sua dependência do gás e do petróleo da Rússia, após o início da guerra.
No que respeita ao desemprego, a Suíça é também a vencedora, com os países da Europa de Leste a serem, igualmente, os que apresentam melhores dados sobre o emprego.
Já no salário, a Suíça encontra competição na Dinamarca. Ambos são os países com rendimentos mais elevados por hora trabalhada.
No jogo da dívida mais baixa em relação ao PIB, a Suíça é mais uma vez a vencedora. O principal derrotado é a Espanha, sendo um dos países com piores resultados neste rácio.
Relativamente ao PIB per capita ajustado pelo poder de compra, ou seja, o custo de vida em cada país, o centro da Europa domina a tabela, e entre eles destacamos a Suíça com uma grande diferença em relação ao resto dos países. Outros países têm vindo a perder posições. Por exemplo, Espanha, foi ultrapassada pela Eslovénia, e outros países do leste da Europa podem fazer o mesmo.
A dívida sobre o PIB será um dos fatores-chave do mercado para os próximos anos.
“Com os resultados desta análise, é possível afirmar que o vencedor absoluto do Europeu económico 2024 é a Suíça. Até ao último “match”, a Dinamarca foi a única que conseguiu competir com o país suíço em termos económicos, enquanto os Países Baixos terminam na terceira posição”, explicam os especialistas da XTB.
Neste “Europeu económico”, o fundo da tabela é ocupado pela nossa seleção, Portugal, que tem os mesmos pontos que a Espanha e a Ucrânia, que estão, sem dúvida, a sofrer as consequências da guerra.