
Este homem perdeu mais de 600 milhões de euros em Bitcoin no lixo. Agora, quer comprar o aterro inteiro
James Howells, um especialista em informática do Reino Unido, está a considerar a compra de um aterro sanitário na esperança de recuperar um disco rígido perdido que contém uma fortuna em Bitcoin. A história, que se arrasta há mais de uma década, teve mais um revés recentemente, quando Howells perdeu uma ação judicial para revistar o local.
Em 2013, enquanto limpava o seu escritório, Howells colocou o disco rígido num saco preto que acabou por ser confundido com lixo e descartado pela sua parceira de então. O dispositivo continha chaves privadas para uma carteira de Bitcoin que hoje teria um valor estimado em 630 milhões de dólares (cerca de 607 milhões de euros)
Desde então, Howells tem lutado para obter permissão para escavar o aterro municipal de Newport, no sul do País de Gales. No entanto, as suas tentativas foram repetidamente rejeitadas pelo conselho local, que argumenta que a busca poderia ter impactos ambientais e operacionais negativos. No mês passado, a sua mais recente tentativa de forçar legalmente a busca foi também recusada pelo tribunal.
Agora, com a notícia de que o aterro sanitário será encerrado, Howells vê uma nova oportunidade. Em declarações ao jornal ‘The Guardian’, revelou que considera adquirir a propriedade para poder procurar o disco rígido perdido. “Se o conselho municipal de Newport estiver disposto, eu estaria potencialmente interessado em comprar o aterro sanitário ‘como está’ e já discuti essa opção com parceiros de investimento”, afirmou.
O conselho, no entanto, mantém a posição de que o disco rígido passou a ser propriedade municipal desde o momento em que foi depositado no aterro. Esta tese foi validada pelo juiz Keyser KC no tribunal superior, complicando ainda mais os planos de Howells.