Harry Sanders: de sem-abrigo aos 17 a milionário aos 21
Aos 16 anos lançou um promissor negócio de tecnologia, mas rapidamente o dinheiro acabou e tornou-se um sem-abrigo. Mesmo com o futuro hipotecado, Harry Sanders deu a volta e aos 21 é um dos empreendedores mais bem-sucedidos da Austrália, administrando a sua própria empresa de SEO, a StudioHawk, avaliada em cerca de 900 mil euros.
Em entrevista ao jornal Mirror, o empresário revelou alguns episódios do período mais assustador da sua vida.
“A primeira noite como sem abrigo é a pior. Não fazia ideia para onde ir ou o que fazer. Passei as minhas primeiras noites debaixo de uma ponte, sem saber como agir e a sentir-me muito mal por ter de pedir ajuda”, contou Harry Sanders ao jornal britânico.
Harry referiu que chegou a pedir aos supermercados comida que não tivesse sido vendida para poder sobreviver, assim como, muitas das vezes, alimentou-se em cozinhas comunitárias.
O jovem empresário conta que cada obstáculo que ultrapassou fê-lo tornar-se no homem bem sucedido que é hoje.
“Apesar de terem existido muitos momentos maus, acho que a experiência de ser sem-abrigo ensinou-me muito acerca da resiliência do ser humano e fez-me amadurecer muito”, disse.
“Acho que a coisa mais importante que podes fazer é vestires o que te apetecer. Nunca uso fatos, mas sim o que gosto e com que estou confortável. Acho que ter 21 anos e usar um fato feito por medida e caríssimo pode ser uma bandeira vermelha e passar a impressão errada”, partilha o australiano.
Hoje, a sua empresa, StudioHawk, trabalha com uma variedade de clientes, incluindo grandes empresas como a Officeworks e The Good Guys, sucessos que Sanders dá às recomendações de alguns de seus clientes mais pequenos.
Sanders é actualmente o mais jovem membro do conselho da AWIA (Associação Australiana da Indústria da Web), está a trabalhar no lançamento de um centro de aprendizagem dedicado, ajudando a ensinar indivíduos e empresários sobre SEO e a explicar conceitos em vídeos curtos de rápido consumo.