Grupo Wagner está a transferir armamento para a Ucrânia através do Mali, acusam autoridades americanas

Os Estados Unidos acusaram o grupo paramilitar Wagner de enviar armas para a Ucrânia através do Mali, na África Ocidental. “Acreditamos que a Wagner está a tentar obscurecer os seus esforços para adquirir equipamentos militares para uso na Ucrânia, inclusive em países terceiros onde possui uma posição”, sustentou o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

“Fomos informados de que o grupo Wagner está a tentar transferir aquisições materiais para ajudar a guerra da Rússia através do Mali e utiliza documentos falsos para essas transações”, apontou Miller – para os Estados Unidos, o grupo paramilitar comandado por Yevgeny Prigozhin está a tentar comprar sistemas militares “de fornecedores estrangeiros e encaminhar essas armas” para o conflito na Europa.

Os Estados Unidos têm alertado – e condenado – para as atividades do grupo Wagner em África, particularmente no Mali e na República Centro-Africana, que consideraram desestabilizar ainda mais os conflitos nos respetivos países. Segundo o secretário de Estado americano, Antony Blinken, o grupo mercenário explora os recursos africanos e “é uma praga para as pessoas nos países que escolheram trabalhar com eles”.