“Grande protesto global”: oposição na Venezuela sai hoje às ruas em manifestação para contestar triunfo de Maduro

A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, convocou para o próximo sábado “um grande protesto global” contra a o resultado das eleições presidenciais, cujo resultado foi descrito como fraudulento.

“Esta mensagem é para você, que não se reconhece na Venezuela de hoje, que está cansado de ter a sua família separada, que votou e quer que seja respeitado o que decidiu a 28 de junho. Até ao próximo sábado, dia 17, no grande protesto global pela verdade”, indicou Machado, na rede social ‘X’, num vídeo em que Edmundo González, candidato da oposição, faz uma breve aparição. “Lembre-se, a Venezuela venceu, nós vencemos.”

De acordo com os resultados do CNE, Nicolás Maduro obteve quase 52% dos votos nas eleições presidenciais, um resultado que fez a oposição, que denunciou a fraude, publicar registos paralelos que comprovariam a vitória do seu principal candidato, Edmundo González.

A contestação levou a confrontos nas ruas das principais cidades da Venezuela, tendo sido registadas mais de 20 mortes, de acordo com dados de ONG, e mais de 2 mil detidos pelas autoridades.

Ler Mais