Google processada por armazenar secretamente milhões de dados de utilizadores

A Google armazena milhões de dados dos utilizadores da Internet, todos os dias, mesmo que a informação não seja partilhada publicamente, o que fez com que três consumidores entrassem com uma acção colectiva em tribunal contra a gigante tecnológica, avança a agência ‘Bloomberg’.

«A Google rastreia e recolhe o histórico de navegação dos utilizadores, bem como outros dados de actividades da Internet, independentemente das salvaguardas que os consumidores adoptam para proteger a sua privacidade», pode ler-se na denúncia apresentada esta terça-feira no tribunal federal de San Jose, na Califórnia.

O processo alega que, embora a Google permita que os utilizadores desactivem a recolha de dados ao usar o navegador Chrome, outras ferramentas da empresa usadas pelos próprios sites recolhem automaticamente os dados, sem autorização. O processo inclui reivindicações de invasão de privacidade e violações da lei federal de escutas telefónicas.

De acordo com as acusações, a empresa recolhe informações, incluindo endereços IP e históricos de navegação, sempre que os utilizadores visitam páginas da Web ou usam aplicações associadas a serviços comuns da Google, tais como o Google Analytics ou o Google Ad Manager. Este facto fez com que a Google armazenasse vários dados que podem ser roubados por governos e criminosos, segundo os consumidores.

A Google defende-se das acusações de que foi alvo: «Nós contestamos fortemente estas alegações e vamos defender-nos vigorosamente contra elas», afirmou o porta-voz Jose Castaneda, através de um e-mail citado pela ‘Bloomberg’.

Esta já não é a primeira vez que a gigante tecnológica lida com uma situação semelhante. Em Dezembro a Google foi acusada de armazena de forma ilegal dados de geolocalização das suas aplicações móveis, mas o tribunal decidiu a favor da empresa. No mês passado o procurador-geral de Arizona apresentou uma queixa do género, a Google contestou todas as acusações e mostra-se «ansioso para acertar as contas».

Ler Mais





Comentários
Loading...