GNR apreende 127 fardos de haxixe em lancha de alta velocidade no rio Guadiana
A Guarda Nacional Republicana (GNR) intercetou, na madrugada desta quinta-feira, uma embarcação de alta velocidade, que continha 127 fardos de haxixe a bordos: os traficantes, quando se aperceberam da presença dos militares, fugiram a pé para Espanha e a lancha ficou encalhada na margem espanhola do rio.
Em comunicado, a GNR destacou que “a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, intercetou uma embarcação de alta velocidade com 127 fardos de haxixe, no rio Guadiana”.
“No âmbito da sua missão de vigilância, controlo e patrulhamento da costa e mar territorial, em particular no combate ao tráfico de estupefacientes por via marítima, os militares da UCCF, através da Secção de Patrulhamento Marítimo, prestaram apoio à Guardia Civil, após esta força ter detetado uma embarcação de alta velocidade a entrar à barra do rio Guadiana, em águas espanholas”, referiu o comunicado.
“No seguimento das diligências policiais, os suspeitos que se encontravam a bordo, ao se aperceberem da presença da embarcação da GNR, encetaram fuga apeada rumo a Espanha, tendo encalhado a embarcação na margem espanhola do referido rio. Da ação conjunta, resultou a apreensão do seguinte material: uma embarcação de alta velocidade, de 12 metros de comprimento com quatro motores de 300 cv; 15 jerricans de combustível; e 127 fardos de haxixe, que contabilizam cerca de 3.500 quilos de produto estupefaciente, material esse que foi posteriormente entregue às autoridades espanholas.