Combustível low cost vs. tradicional: o que acontece se misturar os dois? Ou se se enganar? Esclareça as suas dúvidas

Nas últimas semanas, o preço da gasolina 95 e do gasóleo tem dado ‘tréguas’ à carteira dos condutores em Portugal, ainda que se mantenha a variação de preços entre os postos de abastecimento tradicional e os low cost.

Pelos seus preços mais baixos, são a escolha natural de muitos portugueses, embora muitos condutores já se tenham questionado sobre a qualidade dos seus combustíveis – o que levanta a dúvida sobre o resultado de misturar combustível dos dois lados.

É possível misturar os dois combustíveis?

A resposta é sim, relata o jornal espanhol ’20 Minutos’: tanto a gasolina vendida a ‘baixo custo’, quanto a de um posto de gasolina tradicional, devem ter certificado de homologação estadual, que garanta a qualidade mínima. Ou seja, não há qualquer problema em misturar os dois combustíveis, ainda que se deva salientar que há soluções para gasolina e gasóleo vendidos em postos tradicionais que possuem aditivos que beneficiam o motor.

Por que os postos de gasolina ‘de baixo custo’ são mais baratos?

Deve-se a vários fatores: em primeiro lugar, o combustível que vendem tem menos aditivos, o que reduz o custo de produção. Além disso, esses postos costumam exigir um investimento inicial menor que os tradicionais, e seus custos operacionais são menores, já que em alguns casos não possuem funcionários no local. Por último, os postos ‘low cost’ compram combustível diariamente, procurando o distribuidor com o preço mais competitivo, que lhe permita maximizar os seus lucros.

O que acontece se se usar o combustível errado no carro?

Esse erro pode acontecer a qualquer pessoa, mas tem consequências. Se der conta logo após encher o tanque com combustível errado, é necessário esvaziar o tanque e limpá-lo.

Até porque, se se colocar diesel num carro a gasolina, o carro vai parar ao tentar dar a partida, uma vez que este combustível não é compatível com o sistema de velas. No caso oposto, se colocar gasolina num carro a diesel, o motor vai dar a partida, mas vai começar a emitir sons estranhos antes de parar – o que pode danificar gravemente a bomba injetora.

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