Gestores liderados por Luís Santana preparam compra da Cofina Media

O administrador executivo da Cofina Media Luís Santana confirmou hoje à Lusa que, em conjunto com quadros da empresa, está a preparar um ‘Management Buy Out’ (MBO), garantindo que “em momento algum ficará refém de qualquer tipo de interesses”.

A Cofina Media detém o Correio da Manhã, a CMTV, o Jornal de Negócios, Record e Sábado, entre outros, e um MBO acontece quando uma empresa é comprada pelos seus gestores.

“Eu e um conjunto de quadros da Cofina Media estamos a preparar um ‘Management Buy Out’, que planeamos apresentar oportunamente ao acionista da empresa, com o qual não temos mantido qualquer tipo de negociações”, afirmou Luís Santana, quando questionado pela Lusa sobre o tema.

“A independência que caracteriza os meios da Cofina Media é um valor de que a equipa não abdica, assegurando desta forma a sua sustentabilidade, garantindo aos portugueses que em momento algum ficará refém de qualquer tipo de interesses, sejam eles de âmbito político, económico, religioso ou desportivo”, sublinhou Luís Santana.

O administrador salientou que “a equipa tem um conhecimento profundo da Cofina Media, um projeto vencedor, credível e independente”.

A motivação “para esta operação passa pelo desenvolvimento do seu modelo de negócio, ao mesmo tempo que se garante a sua independência, pois entendemos que um projeto jornalístico só o é se for independente”, asseverou Luís Santana.

A equipa, prosseguiu, “está consciente de que haverá forças que se movem para prejudicar esta operação, o que não constitui uma surpresa, tendo em conta que há interesses nas sociedades atuais que se movimentam no sentido de reduzir ou anular os media independentes, corajosos e ao serviço dos leitores e da sociedade”.

Este projeto “assegurará o necessário financiamento junto, em primeiro lugar, dos promotores do MBO, mas também junto das instituições financeiras e de investidores nacionais idóneos e confortáveis com a independência dos media, único garante da credibilidade e do sucesso empresarial da Cofina Media”, concluiu Luís Santana.

Ler Mais