Gestora de ativos nórdica lança novo fundo para atrair investidores portugueses
Em resposta às recentes mudanças no panorama de investimento, a Nordea Asset Management lançou o Nordea 1 – Diversified Growth Fund. Este fundo foi criado para dar resposta investidores que procuram retornos robustos, ao mesmo tempo que mitigam os riscos associados a um ambiente de taxas de juro elevadas e inflação persistente.
Com um hub em Portugal desde 2022, a Nordea Asset Management, que conta atualmente com cerca de 100 colaboradores no país, é reconhecida como a quarta melhor gestora de ativos do mundo em investimento responsável.
De acordo com a gestora de ativos nórdica, o Nordea 1 – Diversified Growth Fund diferencia-se das estratégias tradicionais defensivas, frequentemente utilizadas em contextos de baixas taxas de juro e inflação. Em vez disso, o fundo adota uma abordagem de retorno total, com uma carteira líquida longa e multiativa orientada para o crescimento, visando oferecer retornos comparáveis aos das ações, mas com menor volatilidade. Esta estratégia combina ativos agressivos e defensivos, priorizando investimentos voltados para o crescimento.
“Os investidores precisam de repensar as suas estratégias de construção de carteira”, afirmou Claus Vorm, portfolio manager do Nordea 1 – Diversified Growth Fund. “Os investidores que estão focados em obter retornos semelhantes aos das ações, mas que também estão preocupados com os riscos, encontrarão no nosso Fundo de Crescimento Diversificado uma alternativa atrativa, que visa maximizar os retornos enquanto gere a volatilidade. Acreditamos que os investidores podem esperar um perfil de retorno assimétrico positivo”.
O fundo mantém exposição a ativos de crescimento agressivos, como ações de alta qualidade, e incorpora também estratégias defensivas, incluindo obrigações soberanas de alta qualidade e abordagens quantitativas, garantindo proteção durante períodos de queda no mercado.
Com uma meta de retorno de cash + 7%, de acordo com a empresa, o Nordea 1 – Diversified Growth Fund visa proporcionar retornos semelhantes aos das ações, minimizando a sensibilidade a quedas no mercado acionista.