Em 10, 9, 8… Açores em contagem decrescente para a inauguração da sede da Agência Espacial Portuguesa

A Agência Espacial Portuguesa vai inaugurar esta quinta-feira a sua sede no arquipélago dos Açores. Ficará instalada na antiga casa do director do aeroporto de Santa Maria, em Vila do Porto, e a cerimónia é organizada em parceria o Governo dos Açores e a Câmara Municipal de Vila do Porto.

O anúncio foi feito pelo presidente do Governo Regional dos Açores no início do mês de setembro, altura em que sublinhou que esta aposta dará “prestígio e dimensão geoestratégica” à região.

José Manuel Bolieiro adiantou que as atividades dedicadas ao transporte espacial que aquela entidade realizará serão desenvolvidas naquela ilha do arquipélago açoriano, como já tem sido prometido ao longo dos últimos anos. “Estamos a dar conteúdos de futuro, de modernidade, de excelência e, sobretudo, de prestígio e dimensão geoestratégica de Santa Maria e do ecossistema espacial que estamos a montar aqui”, declarou.

O edil adiantou ainda que Santa Maria poderá ter, até ao final do ano, “um voo de retorno espacial”.

Em entrevista à Executive Digest, Ricardo Conde, Presidente da Associação Espacial Portuguesa, tinha já explicado que “temos um conjunto de empresas que participa nas principais missões espaciais, em particular no ambiente europeu, somos um país muito ativo nas tecnologias do espaço. Trabalhamos em subsistemas em variadíssimas componentes. Em quase todas as missões temos empresas a participar”.

Ricardo Conde detalhou ainda as principais áreas de intervenção: “Através das tecnologias do espaço podemos criar ambientes de eficiência num processo de digitalização e transformação digital em curso, principalmente naquilo que é a sustentabilidade. O espaço está ligado à monitorização do território, que é o pilar e a dimensão da sustentabilidade. O potencial está aí, de trabalharmos nos sistemas de informação para gerir o nosso território”.

“O espaço transformou-se numa business arena”, diz o Presidente da Agência Espacial Portuguesa