França: Tribunal decide manter proibição do uso de burkini nas piscinas públicas do país

O tribunal superior administrativo francês optou, esta terça-feira, por manter a proibição, a nível nacional, da utilização da cobertura de corpo inteiro usada por mulheres da religião islâmica nas piscinas públicas em todo o país.

A decisão decorre de uma ação judicial submetida pelas autoridades locais da cidade francesa de Grenoble, que queriam repelir essa proibição e permitir que as mulheres muçulmanas pudessem usar o burkini nas piscinas geridas pelo Estado.

O tribunal francês considerou que permitir o uso do burkini defraudaria “o princípio da neutralidade dos serviços públicos”, cita a ‘Euronews’, e que representaria um desequilíbrio no tratamento dos utentes dos equipamentos públicos.

No Twitter, o ministro francês da Administração Interna, Gérald Darmanin, escreveu que a decisão do tribunal é “uma vitória para a lei do ‘separatismo’, para o laicismo e além, e para toda a República”.

Em maio, a câmara municipal de Grenoble já tinha contrariado as diretrizes do governo central em Paris, quando decidiu permitir o uso do burkini nas suas piscinas, com o autarca local a defender que as pessoas são livres de se vestirem como quiserem e isso não pode fazer com que lhes seja negado o acesso aos serviços públicos.

Ler Mais





Comentários
Loading...