Forças de Moscovo lançam acidentalmente míssil contra vila russa. Governo assume erro que acabou com 6 casas destruídas

Um avião da Força Aérea Russa lançou acidentalmente um míssil contra uma localidade na região russa de Voronezh, a oeste do país, esta terça-feira de manhã. Várias casas foram destruídas, segundo as autoridades russas, que assumiram o erro.

O Ministério da Defesa da Rússia, em comunicado, confirmou que uma aeronave das forças de moscovo lançou os explosivos “na aldeia de Petropavlovka, danificando pelos menos seis edifícios privados”.

O ‘acidente’ terá sido um dano colateral de um erro no lançamento da grande ofensiva com mísseis que a Rússia lançou hoste contra a Ucrânia, tendo como alvos especialmente Kiev e a região de Kharkiv, em que quatro pessoas morreram e pelo menos outras 92 ficaram feridas.

Nas redes sociais, foram partilhadas imagens que mostram a enorme cratera deixada pelo míssil e subsequente explosão.

“Por volta das 9h do dia 2 de janeiro, enquanto um avião da Força Aérea sobrevoava a vila de Petropavlovka, na região de Voronezh, houve uma libertação acidental de munições de aviação”, indica comunicado do Governo russo.

“Está em curso uma investigação sobre as circunstâncias do incidente. Uma comissão está a trabalhar no local para avaliar a natureza dos danos e ajudar na restauração dos edifícios”, acrescentam as autoridades na comunicação oficial sobre o incidente.

O caso motivou reação de Anton Gerashchenko, conselheiro do ministro de assuntos internos da Ucrânia, nas redes sociais.

“Durante os ataques com mísseis russos à Ucrânia, os russos nas regiões que estão no caminho dos mísseis deviam de ir para abrigos. O exército russo é uma ameaça para os russos”, aconselhou o responsável ucraniano, com humor.

Ler Mais