Descobriram uma verdadeira fortuna: O maior depósito de ferro do mundo pode render mais de 5 triliões de euros

Cientistas fizeram uma descoberta geológica impressionante que não só ajuda a entender a história da Terra, mas também revela o enorme valor de uma enorme quantidade de minério de ferro encontrado na Austrália Ocidental. O depósito, que é o maior do mundo, pode valer uma quantia inacreditável de 5,9 triliões de dólares (5,6 triliões de euros).

A descoberta de pedaços de ferro, formados há mais de mil milhões de anos, revela aspetos importantes da história geológica do planeta, incluindo o processo de separação dos supercontinentes, que possibilitou a formação de metais preciosos. Embora o ferro em si não seja tão raro ou valioso quanto outros minerais, como o neodímio ou o galão, a sua abundância torna o depósito de Hamersley extremamente valioso, explica o ‘Unilad Tech’.

A província de Hamersley, localizada na Austrália Ocidental, é reconhecida como o maior depósito de minério de ferro do planeta, acumulando mais de 55 bilhões de toneladas do metal. Com o preço atual de mercado de 96 euros por tonelada métrica de minério de ferro, esse depósito poderia gerar uma impressionante quantia de US$ 5.904.500.000.000.000, ou seja, cinco triliões e 904 biliões e 500 milhões de dólares.

Embora o minério de ferro não tenha o mesmo valor imediato de outros metais preciosos, a grande quantidade encontrada faz com que esse valor seja considerável. Se o valor fosse distribuído igualmente entre a população mundial, cada pessoa receberia cerca de 699.494 euros.

A descoberta também oferece novas pistas sobre a separação dos supercontinentes e como esse processo ajudou a formar os depósitos de metais preciosos que vemos hoje.