“Foi como se o ‘Top Gun’ se encontrasse com a ‘Guerra das Estrelas'”: Piloto israelita descreve como mísseis do Irão foram intercetados

Um piloto da Força Aérea Israelita na reserva, que participou na operação para neutralizar mísseis iranianos, comparou a experiência a um cruzamento entre os filmes “Top Gun” e “Guerra das Estrelas”.

O oficial, identificado apenas como Oficial G., descreveu sob anonimato a complexidade da missão ao jornal britânico ‘Telegraph’.

Oficial G. relatou que foi chamado à ação no sábado e regressou ao seu posto na área jurídica do exército no domingo às 16 horas, para “enviar emails” após a missão. “Foi algo completamente diferente, com centenas de drones e mísseis no ar a serem intercetados ao teu redor; explosões e interceções sem fim”, revelou ao jornal.

Com duas décadas de serviço na força aérea, o piloto afirmou que esta foi a missão “mais complicada” que já enfrentou, especialmente considerando as possíveis consequências de falhar. “Sabendo que, se falhas um alvo, poderá explodir em Israel”, frisou.

Dos mais de 300 drones e mísseis lançados pelo Irão, 99% foram intercetados. “Participámos numa força conjunta notável com os Estados Unidos, Reino Unido e outras forças. Foi um ataque muito agressivo coordenado pelo Irão, algo talvez inédito na guerra moderna, mas vimos uma defesa absoluta em ação”, destacou.

Sobre as dificuldades de operar durante a noite, o oficial explicou: “É sempre mais difícil encontrar e abater estes alvos durante a noite. Voam muito baixo e nós também, mas não vemos o chão”.

“Dependemos dos sensores, mas em certos momentos está muito próximo. Vês luzes da rua ou outros objetos muito próximos de ti, o que é bastante desconfortável. No entanto, estamos bem treinados para isso e desta vez demonstrámos que sabemos fazer o trabalho”, concluiu o Oficial G.

Ler Mais