Foguetão europeu Ariane 5 faz a sua derradeira viagem esta noite. Veja aqui o lançamento histórico

O poderoso foguetão Ariane 5 vai ser lançado esta terça-feira, a partir de Kourou, na Guiana Francesa, durante uma janela de oportunidade de 95 minutos que vai abrir a partir das 23h30 (hora de Lisboa).

O lançamento foi adiado um dia devido ao mau tempo no local de lançamento e está suspenso desde meados de junho devido a problemas com o foguetão. “Devido aos ventos desfavoráveis ​​de alta altitude, a Arianespace decidiu não iniciar a fase final das operações de preparação para o lançamento”, escreveu.

O Ariane 5 vai levar dois satélites para a órbita de transferência geoestacionária (GTO), um caminho elíptico bem acima da Terra – um deles, o Heinrich-Hertz-Satellit da agência espacial alemã, vai pesquisar e testar novas tecnologias e cenários de comunicação.

Já o Syracuse 4B “permitirá que as Forças Armadas Francesas permaneçam permanentemente conectadas. O Syracuse 4B estará totalmente protegido contra os métodos de interferência mais extremos. Construído para defender a soberania francesa, o satélite também poderá apoiar operações lideradas pela NATO e pela UE”, sublinhou a Arianespace.

O Ariane 5 já foi lançado 116 vezes desde 1996, tendo sido responsável pelo descolar, no Natal de 2021, do Telescópio Espacial James Webb, da NASA. O abandono do foguetão já esteve marcado para 2020, 2021 ou 2022, até ficar agendado para esta terça-feira. A substituição, no entanto, já está em curso desde 2014: o Ariane 6.

Ler Mais