Faltam 1500 professores de Matemática, mas só 53 estão a estudar para serem docentes

Até ao final da década será necessário contratar mais de 1500 professores de Matemática para o 3º ciclo e ensino secundário em Portugal, mas tal poderá revelar-se um grande desafio, já que só existem atualmente 53 estudantes a frequentarem os mestrados que permitem que se tornem docentes desta da disciplina.

São oito os mestrados que permitem dar aulas de Matemática, num total de 164 vagas, mas em 2021/2022 só se contavam 53 alunos a frequentarem esses cursos profissionalizantes, segundo explica o Público. O número não corresponde à necessidade apontado no estudo da Nova School of Business and Economics (SBE), em parceria com a Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), pedido pelo Ministério da Educação.

O estudo apontava que, em 2023 havia necessidade imediata de cotratar 407 professores de Matemática e, até 2030/2031, teriam de ser mais um total de 1551 contratados para lecionar a disciplina nas escolas públicas.

Os problemas não só a Matemática: Português, Biologia e Geologia e Física e Química são áreas em que também o número de estudantes no ensino superior, em mestrados para depois lecionarem, também é muito inferior às necessidades até final da década.

No caso da disciplina de Português, em 2030/31 seriam necessários 2861 docentes, sendo que em 2023 apontava-se a necessidade de contratação de 654 docentes. Atualmente encontram-se inscritos nos mestrados que permitem acesso à docência da disciplina 103 estudantes.

Carlinda Leite, que coordenou o grupo de trabalho que no verão passado desenvolveu o estudo, diz que a situação é “preocupante”, e que o “problema maior” é a continuidade entre as licenciaturas que habilitam para os mestrados em ensino e os próprios mestrados.

O estudo da Nova SBE aponta que, até ao fim desta década, será preciso contratar mais 34 mil professores para a escola pública. Para garantir a formação desse número de docentes, será também necessário duplicar o número de estudantes que concluem os mestrados que abrem portas à docência.