Fábrica da Seat trabalha com robôs gigantes (os maiores da sua história)

A fábrica da Seat em Martorell, em Barcelona, revelou hoje que tem dois robôs autónomos gigantes, com mais de 2,5 metros de altura, que montam as peças mais pesadas dos automóveis e são capazes de carregar até 400 quilogramas.

Estes dois robôs autónomos, que se juntam aos demais nesta fábrica, são os maiores da sua história, colaborando com os mais de 2.200 existentes nas tarefas de fabrico de veículos, refere a Seat em comunicado.

Estes robôs móveis e autónomos têm uma precisão milimétrica nas suas tarefas e possuem um ‘software’ que lhes permite preverem o que têm de fazer ao nível da montagem.

Os dois robôs, que estão a funcionar em Martorell, estão a operar na área colocação de chapas nos automóveis.

O responsável pela robótica da Seat, Miguel Pozanco, explicou que os dois robôs montam “partes fundamentais” dos veículos, nomeadamente as laterais.

Uma vez que estes robôs conseguem “levantar mais peso”, realizam “duas operações em simultâneo”, contribuindo para aumentar a “qualidade das peças”, afirmou.

Em 10 de maio deste ano, a marca Seat, preocupada com as questões da sustentabilidade e do ambiente, comunicou que iria investir cinco mil milhões de euros até 2025, em projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) no âmbito da mobilidade elétrica, equipamentos e em instalações.

O construtor Seat quer que a unidade de produção em Martorell também se torne numa fábrica com pegada zero de carbono até 2050.

Ler Mais