Eurogrupo reúne-se hoje. Vigilância da execução do PRR português “em cima da mesa”
O Eurogrupo reúne-se hoje, por volta das 15h. O encontro será “inclusivo”, contando com a habitual presença dos ministros responsáveis pela pasta das Finanças dos Estados-membros da zona Euro e de toda a União Europeia, sob a liderança de Paschal Donohoe, ministro das Finanças e ministro das Despesas Públicas e da Reforma da Irlanda e Presidente do Eurogrupo.
Os ministros vão discutir a vigilância da execução do PRR de Portugal, Chipre, Espanha e Irlanda, um dia depois de Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia ter aterrado em Lisboa, para uma entrega protocolar do Plano de Recuperação e Resiliência, aprovado por Bruxelas.
A reunião irá ainda debruçar-se sobre o 10.º relatório de supervisão reforçada e medidas de política de dívida contingente para a Grécia, a missão interina do Artigo IV do Fundo Monetário Internacional (FMI) à zona euro e o funcionamento do ERM II (Mecanismo Europeu de Taxas de Câmbio).
O encontro será ainda o mote para o início das conversações, entre os Estados-membros do bloco, sobre alguns pontos acerca da União Bancária, uma componente fundamental da União Económica e Monetária da UE, tendo sido criada em resposta à crise financeira de 2008 e à subsequente crise da dívida soberana na área do euro.
A União Bancária é refletida sobretudo pelo Mecanismo Único de Supervisão (MUS) e o Mecanismo único de Resolução (MUR), dois pilares do direito bancário europeu.
Portugal é representado pelo secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes.
A última reunião do Eurogrupo foi há um mês em Lisboa. Em “cima da mesa” esteve a recuperação pós-pandemia da Zona Euro.