EUA: Na cidade de Jackson, as pessoas têm de tomar banho de boca fechada

As autoridades da cidade de Jackson, no estado norte-americano do Mississipi, estão a pedir aos residentes que tomem banho de boca fechada, depois de as cheias dos últimos meses, e especialmente as que aconteceram no fim de semana passado, terem danificado o sistema de tratamento de águas residuais, vertendo água imprópria para consumo na rede de abastecimento público.

A população de Jackson já se queixava de que a água da rede pública tinha muito má qualidade. Agora, não tem água potável de todo.

Relata a ‘BBC’ que os residentes dizem que a água sai das torneiras repleta de sujidade, sendo que Aaron Banks, membro da câmara municipal de Jackson, lamenta que “infelizmente, isto está a tornar-se o nosso novo normal”.

Banks explica que “desde as tempestades de inverno do ano passado, todos os meses temos recebido avisos oficiais para ferver a água ou sobre a falta de pressão”.

Para abastecer a população, as autoridades municipais e os cidadãos têm organizado redes de distribuição de água engarrafada, sendo que nem sempre é possível garantir que todos os residentes recebem garrafões com água para beber.

Assim, tendo em conta a qualidade da água que corre na rede pública, a câmara municipal de Jackson pede às pessoas que tomem banho de boca fechada, para evitarem riscos para a sua saúde e bem-estar, devido à contaminação da água.

Esta semana, foram instalados mais sete centros de distribuição de água engarrafada e a população pede mais medidas para resolver a situação e garantir o acesso a água limpa e potável.

O governador do estado o Mississipi, Tate Reevers, reconhece que a cidade de Jackson está a lidar com “uma situação bastante injusta”, mas garante está a procurar resolver o problema.

Ler Mais





Comentários
Loading...