EUA: Candidatos às presidenciais invadem Facebook com anúncios sobre animais

Na rede social a campanha para as presidenciais norte-americana já decorre, revelando uma nova estratégia. Os candidatos estão a publicar anúncios no Facebook sobre os direitos dos animais para gerar engagement. Donald Trump e Mike Bloomberg (Partido Democrata) são os mais activos no uso desta estratégia enquanto outros candidatos limitam as suas publicações a fotografias dos seus próprios animais de estimação.

A razão que justifica o uso desta estratégia nas redes sociais, e não na campanha de rua, é que as publicações sobre animais dominam a Internet. Mais: várias pesquisas indicam que o cérebro humano responde com uma atenção única à imagem de animais.

Até agora, a campanha de Trump nas redes sociais já exibiu 450 anúncios diferentes sobre a crueldade com animais, centrando-se sobretudo na assinatura do actual presidente dos EUA do projecto que torna crime federal o abuso de animais.

Por seu lado, Mike Bloomberg fez nove campanhas diferentes, apenas no mês passado, sob o slogan “Mike Salva Animais” com imagens de gatos e cães. Ambos os candidatos Trump e Bloomberg estão igualmente a pedir às pessoas que assinem petições para acabar com os maltratos a animais, sendo que a informação dada pelos assinantes da petição é depois utilizada para contacto das campanhas.

Segundo um relatório do The Guardian aproximadamente 10% dos anúncios destes dois candidatos incluem um pedido para assinar uma petição.