EUA aprovam vacinas contra Covid-19 para crianças a partir dos 6 meses

A aprovação do regulador farmacêutico norte-americano estende a utilização das vacinas da Moderna e da Pfizer-BioNTech ao único grupo etário que ainda não tinha sido abrangido pelos planos de vacinação.

A Administração para a Alimentação e Fármacos dos Estados Unidos da América (FDA) passa, assim, a autorizar da utilização dessas vacinas em crianças com mais de seis meses, mas somente em casos de emergência.

No entanto, para que as vacinas possam começar a se aplicadas é preciso que o Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) dê também o seu aval ao parecer da FDA. A decisão deverá ser tomada numa reunião agendada para o próximo sábado, dia 18 de junho.

A vacina da Moderna poderá ser usada em crianças entre os seis meses e os 17 anos, ao passo que a da Pfizer-BioNTech recebeu autorização para inocular crianças entre os seis meses e os quatro anos, o que representa um total estimado de 17 milhões de crianças nos EUA.

Em comunicado, Robert Califf, da FDA, explica que “tal como temos visto com os grupos etários mais velhos, esperamos que as vacinas para crianças mais pequenas confiram proteção contra os resultados mais severos da Covid-19, tais como hospitalizações e mortes”.

A vacina da Pfizer-BioNTech já estava autorizada para pessoas com cinco anos ou mais, e aprovada para pessoas a partir dos 16 anos. A da Moderna tinha só sido autorizada para adultos.

O governo norte-americano já anunciou que está pronto para distribuir por todo o país 10 milhões de doses da vacina, com mais milhões nas próximas semanas, aponta a ‘France 24’.

De acordo com a ‘CNN’, os especialistas em Saúde Pública mostram-se céticos sobre se os pais de crianças pequenas realmente permitirão que os seus filhos sejam vacinados, mesmo que as vacinas sejam aprovadas, referindo que já é possível notar uma diminuição do volume de crianças que são vacinadas contra a Covid-19 nos EUA.

Ler Mais





Comentários
Loading...