Um erro no processo de produção de 500 moedas de dois euros na Lituânia está a gerar o interesse dos colecionadores, o que aumentou substancialmente o valor destas moedas. Assim, quem tiver estas moedas de dois euros com um erro de fabrico pode conseguir vendê-las por um valor que pode chegar aos dois mil euros, adianta o ABC.
E, como os euros circulam por vários países da União Europeia, podem estar nos bolsos e carteiras dos cidadãos europeus.
O erro surgiu na sequência de uma edição especial na Lituânia no ano passado. O governo lituano ordenou a criação de um milhão de moedas para destacar um importante acontecimento nacional.
O erro nestas 500 moedas deveu-se ao facto de que a Lituânia e a Letónia fabricam as suas moedas de dois euros na mesma fábrica, o que gerou uma confusão.
Nas 500 moedas há um erro na inscrição que foi gravada. Pode ler-se a frase “Laisvé, Vienybé, Gerové”, que se traduz em letão como “Liberdade, Unidade, Bem-estar”, mas na realidade as moedas deviam conter outra inscrição. O site Numismática visual revela que as moedas deviam ter antes a frase em letão “Dievs, sveti Latviju”, ou seja “Deus, abençoa a Letónia”.

O Banco da Lituânia já pediu explicações à fábrica pelo erro na produção das moedas.



