Esta é a agenda de Trump para o 2.º mandato: 50 pontos e uma colónia humana na Lua

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já divulgou a sua agenda para o segundo mandato, caso vença as eleições de Novembro. A longa lista de 50 pontos, inclui, entre outras medidas, uma colónia humana na Lua e uma viagem a Marte, segundo o ‘Independent’.

Com o tema «Fighting For You!» (lutar por vocês), a campanha de Trump, onde se insere a agenda, é composta por prioridades políticas que «reflectem o optimismo e a certeza ilimitados de Trump na grandeza da América».

A longa lista dividida por 50 pontos, divulgada no domingo, surge depois de várias entrevistas em que o presidente se esforçou por dar todos os detalhes sobre o que faria se ganhasse um novo mandato, nas eleições presidenciais de Novembro.

De acordo com o jornal britânico, a agenda consiste apenas em «marcadores», não informando os eleitores sobre a forma como Trump pretende alcançar qualquer um dos objectivos mencionados.

A lista inclui uma viagem a Marte e uma «colónia humana permanente na Lua». Mas não ficamos por aqui, com o presidente a deixar «o clássico toque xenofóbico» ao prometer continuar contra os imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

Ainda assim, talvez o ponto mais surpreendente no que diz respeito à educação, seja a promessa de Trump de «ensinar o excepcionalismo americano», bem como de que a «força militar incomparável» dos EUA será alargada.

Alguns utilizadores do Twitter consideraram a lista «assustadora», dizendo ainda que se trata de um «fascismo de livro didáctico».

Mesmo assim, a campanha de Trump propõe um «regresso ao normal» em 2021, ainda que muitos se perguntem o que tal afirmação pode significar, sobretudo considerando a resposta do governo dos EUA à pandemia da Covid-19 e também às questões do racismo, que levantaram muitos protestos nos últimos meses.

Ler Mais