“Está de acordo com o nosso plano”: Zelensky garante que Ucrânia antecipou contraofensiva russa em Kursk

Volodymyr Zelensky garantiu, esta quinta-feira, que as forças ucranianas anteciparam a contraofensiva de Moscovo na região russa de Kursk, naqueles que foram os seus primeiros comentários sobre a investida esta semana, mais de um mês após a incursão fronteiriça da Ucrânia.

Recorde-se que as tropas russas capturaram um enclave do território russo ocidental num ataque surpresa que começou no início de agosto, uma iniciativa que visou desviar as forças russas da frente oriental, na Ucrânia. A Ucrânia obteve ganhos iniciais rápidos, fruto da surpresa, ao passo que a situação em redor da cidade de Pokrovsk, que tem sido o foco das principais operações da Rússia nas últimas semanas, permanece perigoso.

As forças russas têm vindo a ganhar terreno em partes do leste da Ucrânia, incluindo a área em redor de Pokrovsk, cuja captura pode permitir a Moscovo abrir novas linhas de ataque e complicar a logística ucraniana.

“Os russos começaram as ações contraofensivas. Está a acontecer de acordo com o nosso plano”, destacou Zelensky, numa conferência de imprensa ao lado do presidente lituano, Gitanas Nauseda. Moscovo apontou, na passada quarta-feira, que tinham retomado o controlo de cerca de 10 povoações na região de Kursk.

Zelensky voltou a comentar o cúmulo de forças em toda a fronteira com a Bielorrússia, o principal aliado da Rússia na sua guerra na Ucrânia. “Vimos isso há muito tempo – este processo está sob controlo.”