Ensino Superior: número de estudantes estrangeiros em Portugal dispara 40%

O número de estrangeiros que querem estudar nas instituições nacionais no próximo ano lectivo está a crescer. Em relação ao mesmo período do ano passado, o total de candidatos internacionais aumentou 40%, revelam dados oficiais, divulgados este domingo pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

Os mesmos dados mostram que o número de candidaturas de estudantes internacionais que já foram validadas pelas instituições de ensino superior ascende a 7000. Um aumento que não deve ficar por aqui, já que as colocações desses estudantes só terminam em Outubro, altura em que será possível fazer um balanço final.

Portugal tem, desde 2014, um Estatuto do Estudante Internacional, que permitiu às Instituições de Ensino Superior abrirem um concurso especial de acesso para captar estes estudantes. Ao abrigo deste estatuto, as instituições de ensino superior podiam, até ao ano passado, destinar até 20% do número de vagas de licenciatura para alunos estrangeiros, mas o MCTES aumentou este ano este valor para 25%.

Actualmente, há cerca de 50 mil alunos estrangeiros no ensino superior em Portugal, que representam 13% do total de estudantes, segundo dados recentemente divulgados pelo Gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Há quase duas décadas que não havia tantos universitários emigrantes

Não é só a procura dos alunos internacionais no ensino superior que está em alta. Também o número de estudantes com nacionalidade portuguesa que vivem no estrangeiro que entraram no ensino superior em Portugal foi o mais elevado desde há quase 20 anos.

Ao todo, 413 emigrantes encontraram um lugar num curso de uma universidade ou politécnico públicos, através do concurso nacional de acesso, que tem um contingente destinado a emigrantes portugueses e seus familiares.

Os números do MCTES, divulgados hoje, mostram que o número de estrangeiros colocados na primeira fase do Concurso Nacional de acesso ao ensino superior aumentou 18% face ao ano anterior e mais do que duplicou face a 2015, com uma subida de 147%.

Veja aqui se ficou colocado, as médias de entrada e todas as vagas que ainda estão disponíveis.

Ensino Superior. As escolas e os cursos com as notas mais altas (e mais baixas)

Candidatou-se ao ensino superior? Saiba onde ficou colocado

Ler Mais





Comentários
Loading...