Ensaio. Skoda Kodiaq 2.0 TDI 150 cv: conquistar (ainda) mais clientes

Por Jorge Farromba

A Skoda é daquelas marcas que mesmo inserida no Grupo VW tenta sempre criar produtos diferentes, muito em consonância com a sua identidade. Não é por isso estranho que aposta com este SUV numa alternativa aos players tradicionais do mercado.

Esteticamente tenta não romper com uma imagem tradicional da marca e, por isso, a frente foca-se muito na grelha.

Já o interior é quanto a mim a zona onde irrompe com soluções alternativas, bem conseguidas.

Aquilo que encontramos é um interior de grande qualidade, com bons materiais, muitos plásticos moles e sobretudo muita elegância, onde temos um tablier de desenho minimalista e sobretudo muito germânico. O tal simply clever: um pensamento na eficiência, na simplicidade das soluções e na efetividade das mesmas. Os bancos são elétricos, em pele mas sobretudo muito confortáveis e envolventes. A posição de condução é fácil de encontrar e a ergonomia está num patamar superior.

Na consola central encontramos vários espaços para arrumação, o carregamento por indução para o telemóvel e a alavanca da caixa DSG de 7 velocidades que, como sempre, é muito competente (complementada com patilhas no volante). Nesta versão mais equipada, o teto de abrir está presente e os bancos têm memória.

Em termos de espaço interior…. nada a assinalar, dada a grandiosidade do modelo de 7 lugares. Tudo é amplo, sendo também possível regular os bancos da 2ª fila.

Três detalhes interessantes: a tradicional peça para limpar o gelo dos vidros, o guarda-chuva na porta da frente e um sistema tão útil quanto simples – proteção das portas – ou seja, quantas vezes abrimos a porta e ela embate noutro carro? Pois bem, a Skoda pensou nisso e sempre que a porta abre, sai uma peça em plástico mole que protege a totalidade da porta do Kodiak – simply clever.

E, em estrada?

O motor que o equipa é um 2.0 diesel com 150 cv e com uma carroçaria sempre mais pesada de um SUV. Contudo, o Kodiak não se ressente do peso, obviamente não sendo um devorador de semáforos mas sim um modelo que, também fruto da caixa de velocidades, consegue rapidamente manter ritmos interessantes. Em termos de comportamento o Skoda foi pensado para um ritmo mais calmo e estradista e não para um SUV desportivo.

O Kodiak mantém sempre ritmos interessantes, onde o conforto é o ponto que mais se destaca e uma insonorização de bom nível. Sendo este um modelo largo e comprido, em momento algum tal nos sentimos incomodados com esta dimensão.

O consumo rondou os 7 litros na condução sem qualquer cuidado em cumprir médias e utilizando o mais que possível as patilhas para uma condução mais empenhada, principalmente em estrada nacional.

Preço a partir de 37.000€ na versão Ambition, com a Style por 42.000€, Sportline 46.000€, Laurin & Klement 55.000€ e o RS por 63.000€.

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