Ensaio. Citroën ë-C3: ‘Oh L’Amour’

O segmento de veículos elétricos está em constante evolução, e a Citroën pretende estar na vanguarda dessa transformação com o lançamento do ë-C3. Este pequeno modelo do segmento B, elétrico e acessível, promete, segundo a marca, redefinir o que um carro elétrico compacto pode oferecer, destacando-se pela sua acessibilidade e eficiência.

Com um design inspirado em crossovers mas também no concept OLI, oferece mais espaço interior e uma autonomia significativamente maior que a concorrência posicionando-o como “o carro elétrico de melhor custo-benefício do mercado”.

Para alcançar o seu preço competitivo que começa nos 23.300€ até aos 27.000€, o ë-C3 adota, por exemplo  uma abordagem de engenharia diferente de modelos semelhantes, utilizando uma plataforma simplificada e uma bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP), mais barata de ser produzida que, nesta versão de 44kWh oferece uma autonomia superior a 300kms com um motor elétrico de 113cv, permitindo assim um desempenho correto em modo urbano e não só, mantendo o conforto de condução característico da Citroën (com a suspensão Citroën Advanced Comfort).

O elétrico do segmento B da Citroën oferece duas versões YOU e MAX, Citroën Head Up Display e o “My Citroën Play”, com estação para smartphone, o inovador painel de bordo C-Zen Lounge (onde condutor e passageiro da frente são brindados com uma visão limpa e desimpedida para a frente, como se olhassem através de um amplo arco, graças ao grande para-brisas e ao painel horizontal que se estende graficamente ao longo de todo o veículo, ladeado pelas saídas de ar verticais), além do ar condicionado, regulação elétrica dos vidros da frente e dos retrovisores exteriores, estofos em tecido preto e cinza Chinée, faróis LED (com acendimento automático dos médios), sistema de navegação 3D, em ecrã táctil central de 10,25″ (com BTA), carregamento de smartphone sem fios, Apple CarPlay e Android Auto, câmara de marcha-atrás e três entradas USB Tipo C.

Já nos sistemas de apoio à condução incluem-se o sistema de travagem de emergência Active Safety Brake, programador de velocidade com limitador, assistência ao arranque em subida, alerta de saída de faixa ativo, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta da atenção do condutor, alerta de risco de colisão e seis airbags (frontais, laterais e de cortina).

O design do ë-C3 afastou-se do estilo mais curvilíneo dos seus predecessores mas a beleza manteve-se. No interior, o destaque vai para o minimalismo, com um painel de instrumentos digital já mencionado e um volante incomum, mas ergonómico.

O espaço interior é muito interessante com destaque para o aumento da capacidade da bagageira, muito pelo modo como foi desenhada e alojada a bateria.

Em conclusão, o Citroën e-C3 representa um passo importante para a mobilidade elétrica acessível, com um design distintivo e atraente, soluções inovadoras e o tradicional conforto da marca. Falta agora em Julho o ensaio dinâmico!

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