Endesa prepara central a carvão antecipando escassez de gás
A Red Eléctrica, empresa espanhola que se dedica ao transporte de energia elétrica, aguarda o encerramento das suas centrais nucleares em novembro e dezembro, procurando novas formas de assegurar o abastecimento, de acordo com o ‘El Economista’.
O gestor técnico do sistema solicitou às empresas de eletricidade que ainda não têm autorização para encerrar as suas centrais a carvão o reabastecimento devido à possibilidade de a sua produção ainda ser necessária para o fornecimento eletricidade.
A Endesa, segundo os sindicatos da empresa, comprou cerca de 80.000 toneladas de carvão para a central de Puentes de García Rodríguez; a unidade ainda não possui licença de encerramento e continuaa a operar no mercado, de acordo com a regulamentação, apesar de a sua produção não ser equiparada à do passado.
Com o atual aumento dos preços do gás natural, as centrais a carvão voltaram a ser competitivas.
Os preços do carvão atingiram um nível recorde esta semana, com a escassez global de gás a aumentar novamente, além de a procura de as exportações da Austrália e dos Estados Unidos também terem subido.
Na China, o governo decidiu aumentar a produção de carvão para dar resposta à crise energética que tem assolado o país e o mundo.