Empresas centenárias: CTT – Confiança e proximidade
Em que contexto é que a empresa foi fundada e a que necessidades procurou responder?
Os CTT nasceram, por vontade de um rei, há mais de 500 anos, com a missão de servir as comunidades locais.
No dia 6 de Novembro de 1520 o Rei D. Manuel I assinou, em Évora, a carta real que nomeava Luís Homem o primeiro correio-mor de Portugal. Embora existam documentos anteriores onde o embaixador privado do rei já era tratado por correio-mor, atribuímos formalmente a esta data o início da aventura dos correios no nosso país.
Desde esse momento a actividade postal no País passou a ser regulada em função dos serviços prestados. Era aberta a quem a pudesse pagar e sendo aplicado um “tarifário” consoante o destino dos objectos transportados.
Na prática era já uma “empresa” no sentido em que era uma organização que realizava uma actividade económica com fins comerciais.
A actual empresa CTT Correios de Portugal S.A. é, assim, herdeira legítima do trabalho de Luís Homem, a quem se seguiu uma extensa linha de correios-mores reais, superintendentes de correio, directores-gerais das repúblicas e administradores públicos e privados. Ao longo destes cinco séculos foram 54 os altos responsáveis desta instituição.
Os nossos Correios podem orgulhar-se dos seus 504 anos de vida.
Quais os maiores desafios de uma marca centenária? Como se consegue garantir consistência de valores e posicionamento ao longo de décadas?
Ao longo destes mais de 500 anos de história os CTT passaram por vários momentos de transformação e sempre se souberam reinventar acompanhando a evolução da sociedade, quer através do seu negócio, quer através da forma como se relacionam os seus clientes e respondem às suas necessidades.
Desde a sua fundação que a empresa tem como missão ligar pessoas. Esse propósito mantém-se, na sua essência, hoje como no primeiro dia. “Entregar o futuro ligando pessoas e empresas de forma sustentável.” Queremos contribuir para a criação de um futuro mais sustentável, enquanto criamos um caminho que permita aos CTT manterem-se relevantes e resistir ao passar dos tempos por mais 500 anos, com base nos valores de confiança e proximidade que sempre os guiaram.
Hoje, mais do que uma empresa de correio, os CTT são uma plataforma logística para o comércio electrónico na Península Ibérica, são a maior rede de retalho do País, são parceiros de distribuição e apoiam as empresas no seu processo de digitalização. A inovação faz parte do ADN desta empresa que trabalha diariamente para melhorar a experiência dos seus clientes sejam eles famílias ou empresas. Nos CTT a entrega é total.
Que práticas de gestão foram fundamentais para o sucesso a longo prazo da empresa?
De que forma a cultura empresarial contribui para a longevidade da empresa?
Desenvolvemos uma cultura interna baseada em valores muito sólidos que nos permitem ser a marca que somos hoje. A Proximidade, Confiança, Compromisso, Foco no cliente e Sustentabilidade são valores que consolidamos diariamente e que fazem parte da nossa actividade e estratégia.
Para prosseguir este caminho, no topo das prioridades está a ambição de dar continuidade a um modelo de governação de referência, promovendo o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos. Um dos compromissos assumidos é o de garantir, até 2025 a paridade de género na gestão de topo.
Paralelamente, sabemos que a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal é também o caminho para a retenção de talento e motivação das equipas. Somos, desde 2012, certificados como Empresa Familiarmente Responsável, respeitando os cinco pilares inerentes a essa distinção: Desenvolvimento Profissional e Pessoal, Apoio à Família, Flexibilidade Temporal e Espacial, Igualdade de Oportunidades e Qualidade no Trabalho.
Já na componente social, os CTT contam com inúmeras iniciativas de voluntariado e de cidadania participativa, reforçando os laços de proximidade com as comunidades locais.
No que toca à vertente ambiental, o caminho para a descarbonização é traçado por múltiplas vias: desde a expansão da frota ecológica à oferta de produtos reciclados/recicláveis que vão ao encontro dos actuais padrões dos consumidores, num inevitável compromisso para com o planeta.
A empresa tem vindo a adaptar-se às mudanças no mercado e à inovação tecnológica. Em que medida?
Como é que a empresa mantém a fidelidade dos seus clientes ao longo dos anos?
Com a queda do tráfego do correio, o comércio electrónico tornou-se uma das alavancas de crescimento dos CTT, não apenas enquanto fornecedor de excelência de distribuição e logística, mas também enquanto player activo no sector e líder do desenvolvimento e crescimento do e-commerce em Portugal.
Por isso mesmo, os CTT têm avançado com vários investimentos para desenvolver e aumentar a capacidade da área de expresso e encomendas, fruto desse crescimento exponencial do e-commerce.
A título de exemplo, em 2016 os CTT investiram na primeira grande máquina de separação de pequenos pacotes – dada
a emergência de um novo perfil de pequenas encomendas de comércio electrónico, instalada em Lisboa; foi também re-
forçada a robotização, através da introdução de braços mecânicos e veículos autónomos. Mais recentemente, em 2021, os CTT investiram três milhões de euros em três novos centros de produção, para o tratamento do tráfego proveniente do comércio electrónico. Já no início de 2022 foram alocados quatro milhões de euros em mais 200 máquinas para Portugal e Espanha, visando a melhoria do processo de distribuição que é suportado em novas instalações, alto nível de automatização e uma rede uniformemente equipada, em benefício dos seus clientes do sector do comércio electrónico.
O lançamento da Locky, a rede de cacifos automáticos dos CTT, em 2022, que contou com um investimento muito significativo em I&D e no lançamento da linha de fabrico de lockers, reforça o posicionamento de conveniência dos CTT. Neste momento, o Grupo CTT detém mais de 900 cacifos Locky instalados de norte a sul do País e ilhas.
O foco no cliente leva os CTT a acompanhar, e muitas vezes, liderar tendências de um mercado cada vez mais exigente. É apostando em soluções digitais, de proximidade e conveniência, sem perder de vista as populações mais isoladas, que fazemos o nosso caminho.
De destacar que os CTT detêm a maior rede de retalho do País e estão onde muitos outros agentes económicos não conseguem chegar, sobretudo nas zonas rurais, reforçando assim uma enorme proximidade às populações e criando uma plataforma de serviços convenientes para todos.
Desde logo, destaque para o Banco CTT que se integra também nesta estratégia de transformação, sendo um cliente da nossa rede de retalho e um relevante serviço que prestamos nas nossas lojas, onde também é possível subscrever serviços financeiros como os Certificados de Aforro ou comprar seguros.
Adicionalmente, os CTT asseguram uma vasta oferta de produtos e serviços direccionados para empresas de todos os sectores e dimensões: desde a gestão documental, através da desmaterialização de processos, da gestão de call centres, do suporte em todo o processo de criação de lojas online e campanhas publicitárias, os CTT posicionam-se como parceiro de negócios muito para além do serviço postal.
A reinvenção dos CTT passa não só por esta alargada oferta de redes e serviços, mas também pelo reforço da sua presença ibérica. Os CTT são hoje um importante parceiro ibérico de e-commerce com uma rede única e integrada, contando já com mais de 20 mil pontos de entrega em toda a península.