Empresa de Donald Trump enfrenta condenação por 15 anos de fraude fiscal

A Trump Organization, empresa do ex-Presidente dos EUA e empresário Donald Trump, vai ser condenada por ser considerada culpada de conspiração por fraude às autoridades fiscais durante 15 anos.

A condenação será conhecida hoje em Nova Iorque depois de o tribunal de Manhattan considerar dois afiliados da Trump Organization culpados de 17 acusações criminais no mês passado.

A sentença surge três dias depois de o juiz Juan Merchan, do tribunal criminal de Manhattan, ter ordenado que Allen Weisselberg, ex-diretor financeiro da empresa, fosse preso por cinco meses após depor como a principal testemunha da acusação. Weisselberg declarou-se culpado em agosto e tornou-se a principal testemunha da acusação durante o julgamento de uma semana, no qual descreveu como funcionários de alto escalão e a empresa sonegaram os impostos devidos.

O juiz que supervisiona o caso emitiu uma ordem que impede a empresa de transferir ativos sem a aprovação do tribunal e nomeou um supervisor independente para supervisionar as demonstrações financeiras da empresa.

A empresa de Donald Trump enfrenta apenas uma multa máxima de 1,5 milhões de euros (1,6 milhões de dólares), no entanto, em comunicado já informaram que pretendem recorrer da decisão

Trump enfrenta vários outros problemas legais, incluindo investigações relacionadas com o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA, a sua retenção de documentos confidenciais após deixar a Casa Branca e esforços para reverter a sua derrota nas eleições de 2020 na Geórgia.

Ler Mais