Em 2020, a maioria das 484 mil empresas em atividade em Portugal eram microempresas

Durante o ano de 2020 estiveram em atividade cerca de 484 mil empresas não financeiras com sede em Portugal. A maioria, 9 em cada 10 empresas, eram microempresas.

Os dados do “Estudo da Central de Balanços – Análise setorial das sociedades não-financeiras em Portugal” do Banco de Portugal mostram que 89% das empresas a atuar em Portugal em 2020 eram micro empresas, sendo estas responsáveis por 16% do volume de negócios agregado das empresas não financeiras.

Já as grandes empresas (0,3% das empresas) geraram 40% do volume de negócios, ao passo que as pequenas e médias empresas (10% das empresas) originaram 43%.

Fonte: Banco de Portugal

Ao comparar com os números de 2019, as posições relativas das várias classes de dimensão não se alteraram substancialmente, no entanto assistiu-se a uma redução do peso relativo das grandes empresas no volume de negócios total na ordem dos 2 pontos percentuais (p.p.) compensada, sobretudo, pelo maior peso relativo das pequenas e médias empresas.

No entanto, apesar de as microempresas predominarem, as pequenas e médias empresas geravam a parcela mais significativa do volume de negócios na maioria dos setores. Por outro lado, na eletricidade e água e na indústria, a maior parcela do volume de negócios estava associada às grandes empresas (78% e 50%, respetivamente).

Fonte: Banco de Portugal

No período em análise, mais de três quartos das empresas pertenciam ao setor dos serviços. 53% das empresas estavam ligadas ao setor dos outros serviços, conjunto de atividades nas quais se incluem empresas ligadas aos transportes, ao alojamento e restauração, às telecomunicações ou aos serviços de saúde.

Para além destas, 23% das empresas desenvolviam a sua atividade no setor do comércio, que representava 39% do volume de negócios total, seguido da indústria e os outros serviços, responsáveis, respetivamente, por 24% e 23% do volume de negócios agregado das empresas não financeiras.

 

Ler Mais