Eletricidade: Metade das comercializadoras baixaram preços para novos clientes

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) apresentou esta sexta-feira as novas ofertas do mercado liberalizado de eletricidade para o segmento dos consumidores domésticos, após as atualizações feitas pelos comercializadores em janeiro.

Segundo o regulador, cerca de metade dos comercializadores de eletricidade (11 dos 21) reduziram os preços nas ofertas para novos clientes no início do ano. No entanto, os dados cingem-se às ofertas que estão disponíveis para quem mudar de fornecedor. Para os clientes que se mantêm no mesmo contrato não existem dados oficiais.

Assim, com base na opção horária simples e incluindo serviços adicionais, a ERSE avaliou as novas ofertas mais competitivas de cada comercializador para os consumidores-tipo 1, 2 e 3 do simulador de preços de energia da ERSE, ou seja, casal sem filhos (potência contratada de 3,45 kVA e consumo anual de 1900 kWh), casal com dois filhos (potência de 6,9 kVA e consumo anual de 5000 kWh) e casal com quatro filhos (potência de 13,8 kVA e consumo anual de 10.900 kWh).

Consumidor-tipo 1 (casal sem filhos)

Considerando as ofertas de eletricidade mais competitivas de cada um, 12 comercializadores apresentam um preço mais competitivo do que a tarifa regulada.

“A oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da Iberdrola (Plano Outono-Inverno), com um valor de 31,40 euros/mês, equivalente a um desconto de 13% e uma poupança mensal de 4,7 euros face à tarifa regulada. Logo de seguida posiciona-se a Endesa (Tarifas Simples), com valores mensais de 32,6 euros, e a Galp Power (Casa e Continente Eletricidade Verde FE+DD), com 32,8 euros. Estas duas últimas ofertas apresentam, comparativamente à tarifa regulada, descontos de 9% e poupanças mensais de 3,5 euros e de 3,3 euros, respetivamente”, refere a ERSE.

Consumidor-tipo 2 (casal com 2 filhos)

Considerando as ofertas de eletricidade mais competitivas de cada um, 14 comercializadores apresentam um preço mais competitivo do que a tarifa regulada.

“A oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da GoldEnergy (Monoeletrico ACP 2021) com um valor de 81,3 euros/mês, equivalente a um desconto de 9% e uma poupança mensal de 8,4 euros face à tarifa regulada, seguida da EDP Comercial (Eletricidade Desconto de Amigo CC+DD+FE) e da Iberdrola (Plano Outono-Inverno) com valores mensais de 81,6 euros e 83,7 euros, equivalendo a descontos comparativamente à tarifa regulada de 9% e 7% e poupanças mensais de 8,1 euros e 6 euros, respetivamente”, lê-se no comunicado.

Consumidor-tipo 3 (casal com 4 filhos)

Considerando as ofertas de eletricidade mais competitivas de cada um, 16 comercializadores apresentam um preço mais competitivo do que a tarifa regulada.

“A oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da EDP Comercial (Eletricidade – Desconto Amigo), com um valor de 173,6 euros/mês, equivalente a um desconto de 10% e uma poupança mensal de 18,8 euros face à tarifa regulada, seguida da Goldenergy (Monoeletrico ACP 2021) e da Iberdrola (Plano Outono-Inverno) com valores mensais de 175,9 euros e 181,2 euros , equivalendo a descontos comparativamente à tarifa regulada de 9% e 6% e poupanças mensais de 16,5 euros e 11,2 euros, respetivamente”, indica ainda a entidade.

Recomendações da ERSE

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos aconselha os consumidores a verificarem nas faturas se o valor que pagam é maior ou menor que o do mercado regulado.

Por último, recomenda também consultar e comparar as novas ofertas de mercado e, caso sejam mais favoráveis do que os seus contratos históricos, contratar uma nova oferta/comercializador.

Ler Mais